Jogos de empresas: uma estratégia de motivação no processo de ensino e aprendizagem na teoria das organizações

Autores

  • Fernando Pretto
  • Fernando Filardi
  • Cristine de Pretto

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e12010191-218

Palavras-chave:

Jogos de negócios, Teoria das organizações, Abordagem institucional

Resumo

A teoria das organizações vem se desenvolvendo e sendo enriquecida pela crescente diversidade de correntes epistemológicas, entre elas a Abordagem Institucional. No entanto, a capacidade de absorção do conhecimento vem sofrendo uma defasagem considerável em relação às demandas do mercado de trabalho. O presente estudo tem o objetivo de analisar a aplicação da metodologia de Jogos de Negócios como estratégia complementar no processo de ensino/aprendizagem, tendo em vista o marco da Abordagem Institucional, de caráter interpretativo. A pesquisa foi realizada com base em um levantamento de dados a respeito de duas turmas do curso de graduação em Administração, sendo que em uma delas foi aplicado um jogo de negócios e, na outra, não. Utilizando-se de análise qualitativa e quantitativa, foi possível concluir que os jogos de negócios podem ser uma metodologia muito útil na simulação da realidade, na avaliação do desempenho e no auxílio do ensino das diversas correntes da teoria das organizações.

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Publicado

2010-07-17

Edição

Seção

Artigos Científicos