NANOTECNOLOGIA: INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA TÊXTIL BRASILEIRA

Autores

  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Cristina Bachur Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Camila Marinho Borba Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Caroline Petruz Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elis Aniceto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e32015146-170

Palavras-chave:

Nanotecnologia. Inovação. Indústria Têxtil. Competitividade

Resumo

Este estudo exploratório de caráter qualitativo tem por objetivo conhecer as potenciais contribuições da inovação via nanotecnologia à competitividade da indústria têxtil brasileira. A partir de um aporte teórico que aborda os temas Inovação, Competitividade e Nanotecnologia, construiu-se um roteiro de questões direcionador de entrevistas realizadas com profissionais que atuam e conhecem o setor focalizado na pesquisa. Os resultados revelam que a indústria têxtil internacional está em processo de expansão e a inovação é considerada um meio essencial para a competitividade, sendo que a nanotecnologia é vista como potencial agente de agregação de valor aos produtos e processos produtivos. 

Biografia do Autor

  • Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É professor e pesquisador em período integral do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação (NEPEI). Atua em temas relacionados a Estratégia, Inovação e Cooperação nas Organizações. Possui experiência profissional em gestão acadêmica e de empresas nacionais e internacionais.
  • Ana Cristina Bachur Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bacharela em Administração e pesquisadora vinculada ao NEPEI - Núcleo de Estuudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Camila Marinho Borba, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bacharela em Administração e pesquisadora vinculada ao NEPEI - Núcleo de Estuudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Caroline Petruz, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bacharela em Administração e pesquisadora vinculada ao NEPEI - Núcleo de Estuudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elis Aniceto, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Bacharela em Administração e pesquisadora vinculada ao NEPEI - Núcleo de Estuudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2016-03-27

Edição

Seção

Artigos Científicos