UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA PURA DA TEORIA DOS JOGOS PARA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Autores

  • Alini da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Caroline Sulzbach Pletsch Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e32015187-204

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Preços de venda, Teoria dos Jogos, Estratégia Pura.

Resumo

O estudo teve por objetivo verificar o preço de venda ideal de acordo com a estratégia pura da Teoria dos Jogos em uma empresa hoteleira. A metodologia utilizada foi descritiva, quantitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma empresa de prestação de serviços no ramo hoteleiro localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, a qual oferece três tipos de diárias, standard, standard superior e suíte. Foram gerados oito preços de venda para cada serviço ofertado por quatro sistemas de custeio e duas métricas de rateio dos gastos indiretos, com a finalidade de encontrar o preço concorrente com as demais empresas. Constatou-se que os preços de venda gerados pelo sistema de custeio direto ou variável foi o retratado pelos três tipos de serviços, o que representa a melhor opção diante dos preços da concorrência.

Biografia do Autor

  • Alini da Silva, Universidade Regional de Blumenau
    Mestranda em Ciências Contábeis
  • Caroline Sulzbach Pletsch, Universidade Regional de Blumenau
    Mestre em Ciências Contábeis
  • Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau

    Doutorado em Engenharia de Produção 

  • Jorge Eduardo Scarpin, Universidade Federal do Paraná

    Doutorado em Controladoria e Contabilidade 

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Publicado

2016-03-27

Edição

Seção

Artigos Científicos