O custo socioeconômico da pós-graduação stricto sensu: uma análise na percepção de mestres em contabilidade

Autores

  • Tiago Guimarães Barth Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e32014192-227

Palavras-chave:

Pós-graduação, Teoria do Capital Humano, Economia da Educação.

Resumo

A teoria do capital humano sugere que níveis mais altos de instrução geram retornos econômicos maiores. Os custos socioeconômicos, para o mestrado, são importantes na mensuração adequada de possíveis retornos, e podem ser utilizados como evidências para tomada de decisão pelos usuários. O objetivo é avaliar o custo, no âmbito pessoal socioeconômico, da pós-graduação stricto sensu, segundo a percepção de seus egressos. O levantamento avalia, por grupos, as situações de custos. Os custos totais variaram entre 0,58 e 7,18, média ponderada de 3,46 salários mínimos mensais. Os custos de oportunidade mostraram-se graves nos casos de bolsistas de dedicação exclusiva, pois correspondem ao dobro do valor da bolsa. A alta dedicação de tempo necessária durante o curso desencadeia diversos custos sociais.

 

Biografia do Autor

  • Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Departamento de Contabilidade

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos