O material melodramático na forma cinematográfica de Ken Loach

Autores

  • Cristiane Toledo Maria

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v7e12012169-179

Palavras-chave:

Ken Loach, Cinema político, Melodrama, Cultura e sociedade

Resumo

Este artigo discute o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX, especialmente em países como a Inglaterra. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach cria uma forma que realiza um resgate de materiais melodramáticos, e as consequências de tal escolha formal para o conteúdo político de seus filmes. O filme usado como base para a análise é Terra e Liberdade (Land and Freedom, 1995), cuja forma e conteúdo, além de discutirem a guerra civil espanhola e sua relação com o contexto britânico do final do século XX, trazem à tona a discussão sobre o papel do cinema político e suas possibilidades e limites dentro da indústria cultural.

Biografia do Autor

  • Cristiane Toledo Maria
    Doutoranda na Área de Estudos Línguísticos e Literários em Inglês da FFLCH – USP.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Ensaios