Teorias Oníricas e O Romance Onírico de Inversão de Nuruddin Farah

Autores

  • Divanize Carbonieri

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v7e1201297-115

Palavras-chave:

Sonhos, Literatura. Imobilidade, Compensação, Nuruddin Farah

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma conexão entre os estudos dos sonhos e a literatura, analisando como diversas teorias oníricas influenciaram a leitura e possivelmente a construção de três romances africanos contemporâneos. O objeto de análise é a trilogia Blood in the sun, do escritor somali Nuruddin Farah, na qual o autor propõe a combinação de duas camadas narrativas, uma dada pelo que os personagens experimentam em sua vida de vigília e a outra configurada por seus sonhos. A imobilidade experimentada por eles quando despertos, em virtude da opressão política e social que enfrentam em suas comunidades, é compensada nos espaços oníricos, que invertem o que vivenciam no mundo real. Para a compreensão de obras desse tipo, em que os sonhos não são apenas apêndices narrativos, mas elementos que alteram profundamente a estrutura romanesca, é necessário o alargamento do repertório crítico a partir do diálogo com múltiplas teorias oníricas.

Biografia do Autor

  • Divanize Carbonieri
    Professora-adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de Cuiabá. Doutora em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa “Literaturas Africanas e Afro-descendentes de Língua Inglesa na Diáspora”.

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Ensaios