Fronteiras da crítica literária brasileira:Oswald de Andrade e João do Rio na cena do novo

Autores

  • Sebastião Marques Cardoso Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v7e1201235-52

Palavras-chave:

Literatura Brasileira do século XX, Oswald de Andrade, João do Rio, Revisão Crítica

Resumo

Em linhas gerais, o presente texto tem como objetivo apresentar uma releitura sobre o modernismo literário brasileiro. Na tentativa de romper com o olhar canônico sobre esse movimento, iremos analisar o discurso crítico de Oswald de Andrade [1890-1954]. Nossa intenção será a de apontar, no texto de Oswald, tanto aspectos impulsionadores de uma nova maneira de ver e fazer literatura quanto elementos ainda reminiscentes de uma cultura literária arcaica. Partindo da própria sugestão crítica de Oswald, iremos, em seguida, discutir com mais interesse, a presença de João do Rio [Paulo Barreto, 1881-1921] no imaginário do escritor paulista. Por fim, questionaremos a ideia de ruptura estética tout court no modernismo, sugerindo, no seu lugar, uma compreensão sobre o movimento mais abrangente, que possa incluir, também, autores remanescentes do período.

Biografia do Autor

  • Sebastião Marques Cardoso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Ensaios