Performance da masculinidade: a última fronteira da performance Queer em "Brokeback Mountain "

Authors

  • Carlos Guilherme Hünninghausen

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v1e220065-7

Keywords:

Estudos culturais, Cinema, Performance, Estudos de gênero

Abstract

"Brokeback Mountain " vai além das fronteiras estabelecidas por Hollywood em relação à questão de gênero. A razão, ainda que simples, não é óbvia. Judith Butler, afirma que a categoria gênero não pode ser entendida como um destino biológico, mas sim como uma performance que evoca a constituição cultural da categoria gênero. Tendo-se isso em mente, minha idéia é tentar mostrar que no filme “Brokeback Mountain ” todos os problemas, todos os dramas vividos pelos personagens, dependem da inabilidade cultural dos mesmos em reconhecer, aceitar e desenvolver performances que não são imediatamente constituídas como legítimas nos termos habitualmente propostos (e aceitos) pelo contexto heterossexual. No caso específico de Jack Twist e Ennis del Mar, os personagens principais de Brokeback Mountain , a atração, o prazer e a crescente afeição que ambos sentem pelo outro como dois indivíduos do mesmo sexo biológico.

Published

2006-12-01

Issue

Section

Articles