Voz, potência, ressonância e corpo na linguagem poética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v15e12020121-133

Palavras-chave:

Voz, potencia, ressonância, corpo, performance.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a voz a partir de uma perspectiva tanto ontológica quanto antropológica, em vez de tratá-la como uma questão puramente linguística, no sentido de discurso oral. Para isso, selecionamos alguns estudiosos que entendem o fenômeno vocal nessa direção, como Giorgio Agamben, Jean-Luc Nancy, Adriana Cavarero e Paul Zumthor. Num segundo momento, o desafio será o de investigar o lugar da voz em dois poemas selecionados, a fim de verificar em que medida essas diferentes concepções de voz podem ser dispositivos analíticos significativos para a crítica literária.

Biografia do Autor

  • Maria Rosa Duarte de Oliveira, PUC-SP
    Professora doutora e Titular em Teoria Literária no Programa de Pós-Grafuaçaoem Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cenografias da voz, ontografias do sentido: corpo e enunciação, historicidade e ontologia