Os ataques às universidades e a defesa da educação: trajetória de sentidos em diferentes posições-sujeitos

Autores

  • Helson Flávio da Silva Sobrinho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ana Paula Santos de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Simone Natividade Santos Universidade Federal da Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019193-208

Palavras-chave:

Discurso, Universidade, Educação, Ataque, Defesa.

Resumo

A partir da perspectiva da Análise do Discurso (AD), na linha de Michel Pêcheux, analisamos os discursos presentes nas manifestações de maio de 2019, que tratam da defesa das universidades públicas e se posicionam contrariamente aos ataques do governo de Jair Bolsonaro. Nosso percurso analítico parte das condições de produção históricas de tal discursividade e chega às materialidades discursivas com o objetivo de compreender os gestos de interpretação a partir do enunciado “Em defesa da educação”. Como resultado, encontramos um discurso que se contrapõe à política de cortes do Governo Federal, enfrentando a questão por meio de manifestações que polemizam os dizeres e, sobretudo, desvelam as posições-sujeitos contraditórias e os interesses ideológicos em jogo.

 

Biografia do Autor

  • Helson Flávio da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Professor da Ufal

    Sociólogo

    Doutor em Letras e Linguística

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento