Reflexões sobre o “mito” da cegueira ou a construção de uma “política da crise”

Autores

  • Débora Raquel Hettwer Massmann Universidade Federal de Alagoas
  • Patrícia Cristina Brasil Massmann Centro Universitário Unimetrocamp. Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019183-191

Palavras-chave:

Análise de discurso, história, memória discursiva, universidade, crise

Resumo

Este artigo se inscreve no domínio da análise de discurso, tal como proposta por Pêcheux (1969) e Orlandi (2002) e propõe uma reflexão sobre a chamada “crise nas universidades” no Brasil. Observando o processo de produção de sentidos na história, trabalhamos com a memória discursiva e analisamos o funcionamento dos “discursos de” e “dos discursos sobre (ORLANDI, 1990) a crise nas universidades. As análises apresentadas pretendem contribuir para a compreensão dos sentidos que vem sendo produzidos em torno de um fenômeno que vamos chamar de “política da crise”. A “política da crise” vem sendo construída pelos “discursos sobre” que se sustentam em práticas de consenso (RANCIÉRE, 1996) e em discursos autoritários. 

Biografia do Autor

  • Débora Raquel Hettwer Massmann, Universidade Federal de Alagoas

    É professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
    É Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) (2009), Mestre e Graduada em Letras (português-francês) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2005 e 2002). Realizou estágio Pós-doutoral em Semântica no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014).
    Em 2019, foi Professor Visitante Nacional Sênior do Programa de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
    Em 2018, foi professora convidada na Universidade de Turim (Itália).
    Entre 2010 e 2018, foi docente permanente e coordenadora adjunta (2012-2018) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. Em 2012 e 2013, participou da comissão de elaboração da proposta do curso de Doutorado em Ciências da Linguagem e, em 2015, integrou a comissão de elaboração da proposta do curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí. Atuou como docente nos cursos presenciais de Graduação em Letras, História e Tecnologia em Gastronomia da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Na UNIVÁS Virtual, ministrou o curso de Leitura e Produção de Textos para diferentes cursos de graduação. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, orientou pesquisas de Mestrado e Doutorado, coordenou o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL) e, ao lado da Profa. Eni P. Orlandi, fundou o Centro de Ensino de Línguas (CELi) e o Centro de Documentação Denise Maldidier (CEDDEM). Tem experiência em teoria e análise linguística principalmente na área de semântica, análise de discurso, retórica e argumentação. Em suas pesquisas, destaca-se o interesse pelo funcionamento dos discursos jurídico, político e artístico. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semântica do acontecimento: agenciamento enunciativo, designação e argumentação (UNICAMP).

  • Patrícia Cristina Brasil Massmann, Centro Universitário Unimetrocamp. Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Doutoranda (Bolsa Filantropia Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Bolsa CAPES/PROSUP/BOLSA) e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Bolsa CAPES/PROSUP). Professora do Curso de Direito da UNIMetrocamp - Campinas. Advogada. Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (2003). Graduada em Administração de Empresas e Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2002). Membro do grupo de pesquisa  “Mulher, Sociedade e Direitos Humanos” (UPM).

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento