Reflexões sobre o “mito” da cegueira ou a construção de uma “política da crise”
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019183-191Palavras-chave:
Análise de discurso, história, memória discursiva, universidade, criseResumo
Este artigo se inscreve no domínio da análise de discurso, tal como proposta por Pêcheux (1969) e Orlandi (2002) e propõe uma reflexão sobre a chamada “crise nas universidades” no Brasil. Observando o processo de produção de sentidos na história, trabalhamos com a memória discursiva e analisamos o funcionamento dos “discursos de” e “dos discursos sobre” (ORLANDI, 1990) a crise nas universidades. As análises apresentadas pretendem contribuir para a compreensão dos sentidos que vem sendo produzidos em torno de um fenômeno que vamos chamar de “política da crise”. A “política da crise” vem sendo construída pelos “discursos sobre” que se sustentam em práticas de consenso (RANCIÉRE, 1996) e em discursos autoritários.
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Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento
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