Carl Sadakichi Hartmann, um crítico de arte na belle époque americana

Autores

  • Roberto Luiz Svolenski UNISUL
  • Antonio Carlos Santos UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019261-267

Palavras-chave:

Fotografia, Pintura, Literatura

Resumo

Poeta, dramaturgo, crítico de arte e de fotografia, ator, Sadakichi Hartmann foi um intelectual muito ativo na virada do século XIX para o XX em Boston, New York e Los Angeles, caindo depois de sua morte no esquecimento. Pouco conhecido no Brasil, apresentamos aqui cinco de seus textos que dão uma mostra de sua versatilidade e do alcance de sua crítica e de sua pena: são textos que revelam sua posição em relação à fotografia (Um apelo à fotografia direta), ao retrato na pintura e na fotografia (Pintura de retrato ou fotografia de retrato), à obra do pintor Whistler (Crisântemos brancos) e um texto literário, um conto (As chapas quebradas) que também pode ser lido como uma teoria da fotografia. 

Biografia do Autor

  • Roberto Luiz Svolenski, UNISUL
    Doutorando no Programa em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). E-mail: [email protected]
  • Antonio Carlos Santos, UNISUL
    Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Tradução