A perda da experiência de si na infância no cenário neoliberalista: o ritmo do desamparo social

Autores

  • Sara Andrade Sousa Araujo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • João Luiz Leitão Paravidini Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Anamaria Silva Neves Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e1201957-70

Palavras-chave:

Neoliberalismo, experiência, infância, excesso pulsional, desamparo

Resumo

A racionalidade neoliberal tem o mercado como regulador soberano da vida, uma necessidade da história que implicou aos homens e às instituições se adaptarem a uma nova normativa subjetiva, capitalista e fragmentária, que encurta tempo e espaço e vem cindir, não somente com os laços sociais imprescindíveis aos sujeitos, como também com suas experiências singulares. A agitação neoliberal e o sujeito social centrado em si mesmo parecem surgir como defesas contra as metamorfoses do sujeito psíquico e seu excesso pulsional. A partir deste cenário, pretende-se repensar a travessia da infância contemporânea, aqui concebida enquanto experiência subjetiva, e articulá-la ao desamparo e ao laço social atual.

Biografia do Autor

  • Sara Andrade Sousa Araujo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    - Possui graduação em Psicologia pela Universidade federal de uberlândia (2010)

    - Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

    Área de Concentração: Psicologia

    Linha de Pesquisa: Psicanálise e Cultura

     

  • João Luiz Leitão Paravidini, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e em Psicanálise pela FAFICH da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Transtornos Psicopatológicos em Bebês e Crianças Pequenas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, contemporaneidade, saúde mental, subjetividade e infância.
  • Anamaria Silva Neves, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Desenvolveu o Pós-Doutorado no CWASU - Child and Woman Abuse Studies Unit, instituição vinculada à London Metropolitan University, em Londres (2009-2010). Atualmente é professora Associado 4 no curso de Psicologia - graduação e pós-graduação strictu sensu - da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: família, infância, adolescência, violência e instituição.

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Sujeito do inconsciente / Sujeito da cultura