O punctum de Barthes e o estranho familiar em Freud

Autores

  • Adriana Stela Bassini Edral UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
  • José Isaías Venera

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e1201947-56

Palavras-chave:

Punctum, Estranho, Angústia, Objeto a.

Resumo

Com este trabalho, elabora-se uma aproximação dos conceitos de estranho, em Sigmund Freud, e punctum, em Roland Barthes. O objetivo é mostrar que o ponto na imagem fotográfica recortado pelo olhar vem como demanda de um estranho familiar e por meio do qual o tempo é suspenso. Há algo da imagem que punge o olhar, abrindo uma fissura na representação. Articula-se também a angústia como afeto que não engana e que aponta para a verdade do sujeito. Afeto pelo qual pode ser mobilizada pelas vias do punctum, conceito desenvolvido no período de luto após a morte Henriette, mãe de Barthes.

 

Biografia do Autor

  • Adriana Stela Bassini Edral, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
    Possui graduação em Comunicação social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). Seu doutorado está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora em período integral da Universidade do Vale do Itajaí, atuando nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo e Hotelaria. A abordagem de suas pesquisas são nos Estudos Culturais e seus objetos de estudo circulam produções audiovisuais, mais especificamente narrativas seriadas. Possui formação complementar em Psicanálise, participando de grupo de estudos sobre o tema, bem como grupos de pesquisa na área de Estudos Culturais.
  • José Isaías Venera
    Doutor em Ciências da Linguagem pela Unisul. Mestre em Educação pela Univali (2003). Graduado em Comunicação Social ? habilitação em Jornalismo ? pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em 1998. Fez formação em psicanálise na Maiêutica Florianópolis Instituto Psicanalítico. Atualmente é professor de: Teorias da Comunicação; Teorias do Jornalismo; Semiótica; e Sociologia da Comunicação. Desde 2008 é editor e membro do conselho editorial da Editora Casa Aberta. No campo da pesquisa, articula autores pós-estruturalistas para investigar o campo da comunicação. Sua pesquisa mais recente desenvolve aproximações entre o filósofo Gilles Deleuze e o psicanalista Jacques Lacan, tendo como objeto os acontecimentos de junho de 2013. Desenvolveu estudos também no portal "Rumo à Tolerância", organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Intolerância, da Universidade de São Paulo (USP). Em 2017, concluiu seu sanduíche do doutorado na Université Lille 3, em Lille, França.

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Sujeito do inconsciente / Sujeito da cultura