Espaço feminino nas competições de poesias Slam: discurso de resistência na performance de Gabz

Autores

  • Cilene Margarete Pereira Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP); Docente do Programa de Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso (UNINCOR).
  • Domynique Roberta de Oliveira Esposito Universidade Vale do Rio Verde - Unincor

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e1201999-110

Palavras-chave:

Poesia, Slam, Performance, Subpolítica

Resumo

As Competições ou batalhas de poesias Slam têm sido compreendidas como um movimento social urbano de poetas-Slammers da periferia, que se juntam em espaços públicos para uma competição de poesia falada, na qual questões da atualidade são debatidas de forma poetizada e politizada. O movimento tem recebido maior visibilidade pela mídia digital, através das publicações realizadas pelas comunidades Slams em suas plataformas virtuais, revelando o espaço virtual como importante veículo de exercício da subpolítica. Considerando o exposto, este artigo objetiva analisar a performance poética feita pela jovem Slammer Gabz, no Slam do Grito filmes, veiculada no facebook. Na performance, são observados o discurso poético de Gabz, partindo do seu “lugar de fala”, conforme entendido por Djamila Ribeiro (2017), no qual ela denuncia a violência contra a mulher negra da periferia.

Biografia do Autor

  • Cilene Margarete Pereira, Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP); Docente do Programa de Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso (UNINCOR).
    Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP); Docente do Programa de Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso e do Curso de Graduação em Letras (UNINCOR).
  • Domynique Roberta de Oliveira Esposito, Universidade Vale do Rio Verde - Unincor
    Graduanda em Psicologia

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Artigos