Os mortos do século XX: o passado em fragmentos e pequenas histórias
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v6e12011175-182Palavras-chave:
Filme-ensaio, História cultural, Marcelo Masagão, Walter BenjaminResumo
Comprometido com o sentido político das narrativas sobre a história, este artigo aproxima Marcelo Masagão a Walter Benjamin, desejando uma leitura interpretativa do ‘filme-ensaio’ Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998). Longe de pretender legendar a narrativa imagética de Masagão com os conceitos de Benjamin, a reflexão aqui proposta reafirma a tarefa de revirar os escombros do passado para pensar o presente. Considerando uma das obras cinematográficas brasileiras mais instigantes para pensar o papel político dos espectadores como cidadãos, discute-se o ‘filme-ensaio’ na perspectiva da experiência artística como forma de conhecimento.Downloads
Publicado
2011-06-10
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.