Os mortos do século XX: o passado em fragmentos e pequenas histórias

Autores

  • Dilma Beatriz Rocha Juliano Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v6e12011175-182

Palavras-chave:

Filme-ensaio, História cultural, Marcelo Masagão, Walter Benjamin

Resumo

Comprometido com o sentido político das narrativas sobre a história, este artigo aproxima Marcelo Masagão a Walter Benjamin, desejando uma leitura interpretativa do ‘filme-ensaio’ Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998). Longe de pretender legendar a narrativa imagética de Masagão com os conceitos de Benjamin, a reflexão aqui proposta reafirma a tarefa de revirar os escombros do passado para pensar o presente. Considerando uma das obras cinematográficas brasileiras mais instigantes para pensar o papel político dos espectadores como cidadãos, discute-se o ‘filme-ensaio’ na perspectiva da experiência artística como forma de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Dilma Beatriz Rocha Juliano, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Doutora em Teoria Literária. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

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Publicado

2011-06-10

Edição

Seção

Ensaios