Crítica Literária ou Cultural? Caminhos críticos da literatura de temática gay

Autores

  • Antonio de Pádua Dias da Silva
  • Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v6e12011129-141

Palavras-chave:

Literatura, Crítica, Cultura, Gay

Resumo

O tema deste trabalho se centra numa questão bastante atual dos estudos literários: a redefinição da crítica literária, em razão dela ter perdido a sua função nas últimas décadas, e a consequente intervenção nesse espaço da crítica cultural que alicerça, hoje, grande parte dos estudos que se orientam pela problematização de questões não apenas estéticas, mas também político-ideológicas na literatura. O objetivo do ensaio é discutir os caminhos (não)traçados pela crítica literária contemporânea frente à emergência da literatura de temática gay. Ensaia-se uma proposta alicerçada na ideia de que uma crítica diferenciada para “novos gêneros” se faz urgente porque torna visível, pela representação, uma subcultura (gay) bastante silenciada nas culturas ocidentais, daí tornar-se emergente trazer à tona um modelo de leitura dessa produção que considere os elementos estético-literários e também político-ideológicos, em defesa do pensamento/representação do homoerotismo como crítica da cultura.

Biografia do Autor

Antonio de Pádua Dias da Silva

Doutor em Letras/UFAL, Pós-Doutor em Literatura/UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba.

Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes

Mestrando em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

2011-06-10

Edição

Seção

Ensaios