Educação e Emancipação

Autores

  • Lilian Soares Alves Branco Universidade La Salle
  • Deivid de Souza Soares Universidade La Salle, Bolsista CAPES/PROSUC
  • Elaine Conte Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e12019111-118

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Barbárie.

Resumo

A obra “Educação e emancipação” apresentada por Adorno faz uma análise em torno de várias temáticas da educação, para que se possa reivindicar a emancipação humana através da educação. A educação é a aposta de Adorno para a conquista da emancipação, constituindo-se o caminho necessário para evitar a barbárie e estimular o pensamento crítico e uma educação política. Nesta obra, o autor apresenta por meio de debates autocríticos as palestras realizadas sobre temas sensíveis da educação, buscando uma compreensão do passado, da filosofia e os professores, da educação após Auschwitz, da televisão e da formação, questionando a formação e autoridade do professor. No capítulo tabus acerca do magistério destaca a urgência de superação destes tabus que reforçam os efeitos negativos de um processo educacional pautado meramente em estratégias técnicas destituídas da crítica permanente no contexto educativo. Defende que o essencial é pensar a sociedade e a educação em seu devir sociocultural, para que se possa radicalizar a reflexão e a transformação da vida social. Para a preservação das condições da experiência formativa no contato com o outro e na abertura a história, a educação só faria sentido como promotora das condições para a autorreflexão crítica, no sentido de orientar os sujeitos à capacidade de pensar e agir por conta própria, numa construção necessária para a superação de possibilidades destrutivas presentes na sociedade.

Biografia do Autor

  • Lilian Soares Alves Branco, Universidade La Salle
    Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Especialista em Gestão Escolar (UFRGS), Recursos Humanos (Fapa), Administração de Empresas (FGV) e Orientação Educacional (Uninter). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle em Canoas/RS. 
  • Deivid de Souza Soares, Universidade La Salle, Bolsista CAPES/PROSUC
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas, pertencente à Linha de Pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação", bolsista CAPES/PROSUC. Pós-graduando do Curso de Especialização Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais e Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Canoas.
  • Elaine Conte, Universidade La Salle
    Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas/RS e orientadora deste trabalho.

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resenha