O Cortiço e a regulação científica sobre a mulher: diálogos entre a literatura e a história

Autores

  • Marlon Silveira da Silva Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carlos Henrique Lucas Lima Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v12e12017139-148

Palavras-chave:

Naturalismo, Ciência, Cidadania

Resumo

Ao estabelecermos um diálogo entre História e Literatura, referenciados na perspectiva foucaultiana, temos como objetivo refletir acerca da produção científica brasileira sobre as mulheres na transição do século XIX para o XX, a partir da obra O Cortiço, do escritor naturalista Aluísio Azevedo. Nesta publicação, as personagens negra, prostituta, louca e “invertida” ao se aproximarem das identidades marginais contrapunham o modelo de feminilidade estabelecido por meio de rígidos códigos morais legitimados pelos saberes da ciência. Objetivamos demonstrar, por meio da análise das personagens femininas em cotejo com os saberes científicos da época, que a normalidade é um instituto normativo discursivamente forjado.

Biografia do Autor

  • Marlon Silveira da Silva, Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.
    Possui graduação em História, licenciatura plena, pela Faculdade Porto Alegrense (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Atua como professor da rede particular de ensino. Membro do "Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo". Profissionalmente, tem experiência em espaços e instituições educativas e de preservação do patrimônio público e privado, além de ter atuado como educador popular em oficinas e cursos voltados para os temas: juventudes, vulnerabilidades, protagonismos e Direitos Humanos. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas da História, Educação, Gênero e Sexualidade, orientado pelos Estudos Culturais, feministas e de-coloniais. Áreas de interesse: História, História do Brasil, História da educação, Educação Patrimonial, Gênero e Sexualidade.
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s); 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. estudos sobre mulher(es). É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura- ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
  • Carlos Henrique Lucas Lima, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
    Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com trabalho de conclusão de curso em estudos de gênero e estudos culturais, sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Zilberman, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Assistente B1 na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Integra, desde 2013, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado à UFBA, e é co-criador e editor-adjunto da primeira revista brasileira dedicada exclusivamente aos Estudos Queer, a Periódicus (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus). Interesses de pesquisa: crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, literatura brasileira, literatura comparada, feminismos, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos