Variações intermidiáticas: adaptação como transposição cômica e como animação de contexto cultural

Autores

  • Brunilda T Reichmann Uniandrade - PR. Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e22015269-281

Palavras-chave:

The Simpsons, Adaptação, Referência intermidiática

Resumo

Este artigo visa observar variações em produções intermidiáticas semelhantes. Para tanto, analisamos dois episódios de The Simpsons, o E1 T6 (1994), intitulado Bart of Darkness, e o E20 T14 (2009), intitulado In the Name of the Grandfather. O primeiro tem como hipotextos o filme Rear Window, de Alfred Hitchcock, e o conto homônimo, de Cornell Woolrich, além das referências ao romance e ao filme Heart of Darkness. O segundo tem como hipotexto informações sobre a cultura irlandesa encontradas nos contos de James Joyce e em produções de outros autores e músicos, e, como referências, a autobiografia Proved Innocent e os filmes In the Name of the Father (adaptação da autobiografia) e Angela´s Ashes. Para discutir essa rede de relações, utilizamos a terminologia proposta por Gérard Genette (2003), e estudos sobre adaptação e intermidialidade de Brian McFarlane (1996) e Irina Rajewsky (2012), respectivamente.

Biografia do Autor

  • Brunilda T Reichmann, Uniandrade - PR. Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária
    Doutora em Literatura Comparada pela University of Nebraska in Lincoln. Professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, PR.

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Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Dossiê: Nas redes da cultura: literaturas, mídias, afetos