GÊNERO EPISTOLAR E DESDOBRAMENTO NARRATIVO EM “PONTO DE VISTA”, DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Cilene Margarete Pereira Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e12015151-160

Resumo

Dos quase cem contos que Machado de Assis escreveu no que se considera sua fase de aprendizagem – a maioria no Jornal das famílias entre 1864 e 1878 –, apenas dois são moldados a partir da voz feminina, “Confissões de uma viúva moça”, publicado em livro na primeira coletânea organizada pelo autor, Contos Fluminenses (1870), e “Ponto de vista”, presente em Histórias da meia noite (1873). Além de marcar o uso de narradores femininos – algo que não se repetirá na ficção machadiana posterior –, ambos os contos são apresentados por meio de cartas que as narradoras destinam a uma amiga íntima. Este artigo propõe analisar a segunda destas narrativas, observando o modo de organização das cartas e a constituição de suas narradoras. 

Biografia do Autor

  • Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

    Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e Coordenadora do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR). 

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Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos