A MORTE CHEGA PARA TODOS: O RECRUDESCIMENTO DO CAPITALISMO NO FIM DO SÉCULO XX

Autores

  • Charles Albuquerque Ponte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Bevenuta Sales de Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e12015119-132

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de discutir a modificação discursiva do início da década de 1990, após a queda do bloco comunista e o surgimento de apologias à vitória do capitalismo, a partir da transformação ocorrida nas formas de representação dos monstros fílmicos. Para isso, apresenta-se, primeiramente, o discurso apologético ao capitalismo de Francis Fukuyama (1992), com a finalidade de se cotejar a maneira como o monstro Jason Vorhees, da série Sexta-feira 13 (1981; 1982; 1984), e da Morte em Premonição (2000), são elaborados, afetando também as reações de suas vítimas. A constatação principal do texto é que, ao final da análise, a ubiquidade, naturalidade e inevitabilidade do assassino da década de 1990 apresentam-se em consonância com a vitória do capital professada por Fukuyama, assinalando um derrotismo exacerbado. 

Biografia do Autor

  • Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) 

  • Maria Bevenuta Sales de Andrade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) 

Downloads

Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos