REVELAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DAS PERSONAGENS E IMAGINÁRIO NO SUSPENSE DA TRAMA A FAVORITA

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Mário Abel Bressan Jr Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e1201571-86

Resumo

Na telenovela, as personagens desempenham funções importantes para o desencadeamento da narrativa, movendo as ações e construindo um processo de significação necessário para o entendimento da história. Os estudos das classificações das personagens abordam algumas categorias que reforçam as suas funções nas tramas e subtramas. É com estas categorizações que se reconhece a complexidade de uma personagem, sendo esta plana, redonda, caricata, herói, anti-herói, entre outras. Diante disso, buscamos analisar, com base nas classificações das personagens de ficção, as estruturas de sentido produzidas pelas personagens Flora e Donatela, da telenovela A Favorita, exibida pela Rede Globo no ano de 2008. São comparados dois momentos desta narrativa, o antes e o momento/depois da revelação de quem era a assassina, para verificar as características das personagens (que geraram o percurso de sentido) nestes dois momentos. Além disso, propomos uma discussão relacional entre as imagens das personagens com o escopo teórico do Imaginário Social. 

Biografia do Autor

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

  • Mário Abel Bressan Jr, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

Downloads

Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos