ROMULANOS E KLINGONS EM STAR TREK: ANTAGONISTAS DA GUERRA FRIA OU FUTUROS INTEGRANTES DA ORDEM PACÍFICA?

Autores

  • Dilma Beatriz Rocha Juliano Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Jean Raphael Zimmermann Houllou Universidade do Sul de Santa Catarina / Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v10e1201545-54

Resumo

O artigo propõe o estudo de Star Trek: a série original, em específico, em que aparecem, na relação entre a Enterprise e seus inimigos, os Romulanos e os Klingons, na primeira temporada. O seriado sugere a defesa de valores e um modo de operar a política que se coadunam com o funcionamento da “ordem imperial” que surgia no seu contexto de produção, a Guerra Fria. Além disso, também é possível constatar na ficção a presença de desejos da “multidão”, já que a ordem imperial pode ser parcialmente entendida como uma reposta aos seus anseios transformadores. As concepções de “Império” e “Multidão” apoiam-se no pensamento de Antonio Negri e Michael Hardt. 

Biografia do Autor

  • Dilma Beatriz Rocha Juliano, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutora em Literatura Brasileira e Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).  

  • Jean Raphael Zimmermann Houllou, Universidade do Sul de Santa Catarina / Instituto Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 

Downloads

Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos