‘Human After All’? Daft Punk e o culto à máquina

Autores

  • Marcelo Cizaurre Guirau
  • Rafael Mantovani

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v9e1201471-85

Palavras-chave:

Techno, Daft Punk, Utopia, Máquina, Ciborgue

Resumo

Daft Punk é um duo formado nos anos 1990 e consagrado na década seguinte. É considerado por muitos como inovador e os próprios componentes apresentam um discurso de experimentação em música. Seu último lançamento, Random Access memories, de 2013, foi bastante aclamado por crítica e público, tendo vencido o prêmio de melhor álbum do ano de 2013 – dentre outros quatro prêmios – no Grammy 2014. O que o Daft Punk traz de realmente inovador é que eles abolem a figura humana, efeito alcançado com a eliminação da figura de (ao menos) um frontman e/ou substituindo, em geral, a voz humana pela voz mecanizada. Abolindo o homem e tendo como fantasia que a produção musical é feita por máquinas, tem-se na banda representado de forma mais completa o sonho mecanicista do século XX, trazido pela primeira vez pela escola futurista.

Biografia do Autor

  • Marcelo Cizaurre Guirau
    Possui graduação em Letras (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo. (2004); especialização em Estudos de museus de arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo -MAC-USP (2006); mestrado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2007); especialização em Linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (2008); doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo. É professor do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
  • Rafael Mantovani
    Doutorando (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre (2009) pela PUC/SP em Ciências Sociais, com concentração na área de Antropologia, tendo sido convidado como pesquisador do Instituto Gino Germani do programa de pós-graduação da Universidad de Buenos Aires. É graduado (2005) em Ciências Sociais também pela PUC/SP. Tem experiência na área de sociologia histórica e desenvolve pesquisas nos temas de formação de Estados-nação, literatura e pintura, controle social e história da ciência.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Edição

Seção

Artigos