A alegoria tropicalista na avenida vazia do historicismo:o tropicalismo e o rock no Brasil

Autores

  • Tiago Hermano Breunig
  • Jair Tadeu da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v9e1201429-45

Palavras-chave:

Rock, Tropicalismo, Nacionalismo

Resumo

A compreensão do Tropicalismo pelos intelectuais no Brasil o remete, desde a sua consolidação na cultura brasileira, a uma forma de representação associada com a alegoria, constitutiva do moderno e do nacional, que se relaciona, no entanto, ao tempo do evolucionismo vazio, do progresso linear da historiografia historicista. Assim, a alegoria se aproxima de uma atualização das representações do Brasil. Para tanto, como observa Carlos Basualdo, o rock se configura como um meio de atualizar a produção musical no Brasil pela incorporação de seus elementos. Mas se o Tropicalismo, conforme a natureza da alegoria, sintetiza dialeticamente as polaridades representadas, por um lado, pela MPB e, por outro, pelo rock, interessa como o rock, por sua vez, produz um contradiscurso da identidade nacional por meio de um procedimento que se nega a operar logicamente ou dialeticamente, o que constitui o objeto do presente artigo.

Biografia do Autor

  • Tiago Hermano Breunig
    Doutorando em Literatura – UFSC. Bolsista do CNPq.
  • Jair Tadeu da Fonseca
    Doutor em Estudos Literários – UFMG. Professor Adjunto – UFSC.

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Publicado

2014-08-12

Edição

Seção

Dossiê: Música Popular Brasileira