Canção popular: notas sobre a revocalização do logos

Autores

  • Leonardo Davino de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v9e1201413-28

Palavras-chave:

Logos, Voz, Poesia, Canção

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de debater o processo de emudecimento do logos poético ao longo do tempo, a partir da análise de algumas canções populares. Apoiados nas observações levadas a público por Adriana Cavarero no livro Vozes plurais: filosofia da expressão vocal (2011), investigamos a presença dos “animais vocálicos”, tomando como exemplo a conhecida fábula da formiga e da cigarra de La Fontaine, passamos pelas avaliação da lírica como “voz do coração” e audição das sereias “mulheres que cantam” como signos da ontologia da poesia e da canção popular, até a polifonia vocal da mitopoética de Macunaíma, como representante de um ensaio sobre o Brasil.

Biografia do Autor

  • Leonardo Davino de Oliveira
    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2014-08-12

Edição

Seção

Dossiê: Música Popular Brasileira