Discurso ficcional em “El outro”, de Jorge Luis Borges

Autores

  • Lourdes Kaminski Alves
  • Maricélia Nunes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v8e22013387-396

Palavras-chave:

“El outro”, Representação, Discurso ficcional

Resumo

Questões que dizem respeito à forma como a literatura dialoga com a realidade consistem, desde os tempos de Aristóteles, em motivadoras de inúmeras discussões. Nesse sentido, o presente artigo parte da leitura do conto “El outro”, de Jorge Luis Borges, a fim de buscar um entendimento de como se dá a construção dessa produção literária como representação. Considerando o seu contexto de inserção, objetiva-se, por meio das considerações de estudiosos tais como Costa Lima (2003), Compagnon (2001) e Aristóteles (1984), compreender a relação que o texto ficcional em pauta estabelece com o que se tem por realidade e com outros discursos literários.

Biografia do Autor

  • Lourdes Kaminski Alves
    Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2003). Docente na categoria Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista produtividade em pesquisa - Fundação Araucária (PR). Líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.
  • Maricélia Nunes dos Santos
    Estudante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista Demanda Social/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos