História e ficção no Livro-reportagem Dossiê Brasília – Os segredos dos presidentes de Geneton Moraes Neto

Autores

  • Laísa Veroneze Bisol
  • Denise Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v8e22013371-377

Palavras-chave:

Ficção, Livro-reportagem, Literatura, Geneton Moraes Neto

Resumo

Este ensaio apresenta uma análise do livro Dossiê Brasília - Os segredos dos presidentes de Geneton Moraes Neto, que traz informações no formato pergunta-resposta, dispondo, ainda, de textos complementares de apresentação dos políticos, a fim de fazer um resgate sobre diversos períodos da história dos bastidores do poder no Brasil. O objetivo do trabalho é verificar a existência do entrecruzamento entre a realidade e a ficção na obra e, para tanto, tomam-se como referência diversos estudiosos, sobretudo Paul Ricoeur. Este estudo centra-se na apresentação e entrevista constantes no capítulo dedicado ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, o qual foi alvo de muitas polêmicas, especialmente em torno de sua gestão e afastamento do poder. A realização desta análise evidencia a presença da literatura em uma obra jornalística, corroborando a ideia de que a história e a ficção podem estar vinculadas em uma mesma obra.

Biografia do Autor

  • Laísa Veroneze Bisol
    Mestranda em Letras, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI câmpus Frederico Westphalen.
  • Denise Almeida Silva
    Doutora em Letras, e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI câmpus Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos