SLAM DE POESIA EM LIBRAS

DOS EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS PELO CORPO POÉTICO SURDO

Autores

  • Heron Ferreira da Silva UFPI
  • Maraisa Lopes

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e12023185-195

Palavras-chave:

Análise de discurso, Corpo poético, Slam do corpo; Sujeito Surdo

Resumo

Esse estudo se justifica pela necessidade e importância de pesquisar a produção poética surda materializada pelo corpo, a qual coloca em funcionamento memórias, posições e práticas ideológicas em um espaço de produção literária. Nesse trabalho, enveredamos pelo viés discursivo-materialista de Michel Pêcheux (1975, 1995, 1999) e de Orlandi (2003, 2017), e remontamos a Hashiguti (2008) e Neckel (2019) para tratarmos da questão do corpo (poético).  Nosso material de análise se constitui por uma produção em vídeo, de uma apresentação poética em Libras pelo corpo surdo, em um espaço de competição da modalidade Slam. A partir de nossas análises, observamos que o sujeito surdo coloca em jogo um corpo poético atravessado por discursos constituídos por memórias que lhe interditam a possibilidade de ocupação de determinados espaços sociais, além disso, assume o domínio da resistência como ponto para a significação da surdez, de sua língua e de sua própria existência social.

Biografia do Autor

  • Heron Ferreira da Silva, UFPI

    Doutorando Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: [email protected]

  • Maraisa Lopes

    Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Núcleo de estudos e pesquisas em Análise do discurso (NEPAD) e do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas (EntreRios). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPI. E-mail: [email protected]

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Publicado

2023-10-24