CORPOS-MULHERES, CORPOS-FEMININOS

RESISTÊNCIA E CONFRONTO EM MEMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e1202341-53

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Corpos-mulheres, Corpos-femininos, Contragramáticas, Memes

Resumo

Neste estudo, amparadas teoricamente na Análise de Discurso pecheutiana, pretendemos analisar processos de produção de sentidos sobre os corpos-mulheres, corpos-femininos, tendo em vista a investigação sobre contragramáticas. Para tanto, selecionamos 6 memes publicados no Instagram Mona Ácida. Do Museu do Louvre, como Mona Lisa, para o ciberespaço, como Mona Ácida, há movimentos de sentidos e sentidos em movimento que abrem caminho para pensarmos na relação entre discursos, corpos e memes. Nos movimentos de análise, mostramos o funcionamento de uma textualidade seriada de traço imagético; depreendemos que ao mesmo tempo em que na composição dos memes funciona uma rede de memórias que sedimenta, regula e estabiliza sentidos sobre o “mesmo”, como corpo ideal(izado), com efeitos de assujeitamento/silenciamento/interdição, também há lugar para o “novo”, aquilo que desregula, desestabiliza e agita as filiações de sentidos. Há deslizes para efeitos de resistência/confronto à interpelação da ideologia dominante patriarcal, e, assim, as contragramáticas confrontam discursos normatizadores/reguladores sobre os corpos-mulheres, corpos-femininos.

Biografia do Autor

  • Marcia Ione Surdi, Unochapecó

    Professora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Email: [email protected].

  • Dantielli Assumpção Garcia , Unioeste

    Professora no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Email: [email protected].

Downloads

Publicado

2023-10-24