FOTOGRAFIAS QUE NARRAM HISTÓRIAS

O PROJETO FOTOGRÁFICO DIECISIETE, DE EDUARDO RAWDRÍGUEZ

Autores

  • Antonio Carlos Batista da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Wanderlan Alves Universidado Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e12023111-120

Palavras-chave:

Fotografia, Diecisiete, HIV, Cuba, Eduardo Rawdríguez

Resumo

Através de uma leitura crítica dos procedimentos artísticos em contatos-contágios e da relação entre corpo, fotografia e discurso na série fotográfica cubana Diecisiete (2009-2010), de Eduardo Rawdríguez, analisamos os procedimentos estéticos e os transbordamentos entre o literário e o fotográfico, com base em Freund (1976), Sontag (1983), Brizuela (2014) e Butler (2015). Em seguida, discutimos a sexualidade como uma questão central para o debate em torno da noção de biopolítica (FOUCAULT, 1988) e do controle das sexualidades e dos corpos conforme emerge no projeto. Assim, discutimos acerca de políticas e práticas censoras de subjetividades, como a abjeção dos corpos (BUTLER, 2000, 2002; GIORGI, 2014), uma vez que o projeto fotográfico apresenta a problemática sobre subjetividades, violência e poder em certo contexto cubano das últimas décadas.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Batista da Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Literatura e Interculturalidade, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. E-mail: [email protected]

  • Wanderlan Alves, Universidado Estadual da Paraíba

    Doutor em Letras, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UEPB) e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: [email protected]

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Publicado

2023-10-24