FOTOGRAFIAS QUE NARRAM HISTÓRIAS
O PROJETO FOTOGRÁFICO DIECISIETE, DE EDUARDO RAWDRÍGUEZ
DOI:
https://doi.org/10.59306/rcc.v18e12023111-120Palavras-chave:
Fotografia, Diecisiete, HIV, Cuba, Eduardo RawdríguezResumo
Através de uma leitura crítica dos procedimentos artísticos em contatos-contágios e da relação entre corpo, fotografia e discurso na série fotográfica cubana Diecisiete (2009-2010), de Eduardo Rawdríguez, analisamos os procedimentos estéticos e os transbordamentos entre o literário e o fotográfico, com base em Freund (1976), Sontag (1983), Brizuela (2014) e Butler (2015). Em seguida, discutimos a sexualidade como uma questão central para o debate em torno da noção de biopolítica (FOUCAULT, 1988) e do controle das sexualidades e dos corpos conforme emerge no projeto. Assim, discutimos acerca de políticas e práticas censoras de subjetividades, como a abjeção dos corpos (BUTLER, 2000, 2002; GIORGI, 2014), uma vez que o projeto fotográfico apresenta a problemática sobre subjetividades, violência e poder em certo contexto cubano das últimas décadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.