CORPOS QUE (NÃO) IMPORTAM NA POÉTICA DE SARA URIBE E LUIZA ROMÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023%25p

Palavras-chave:

Corpo, Necropolítica, Antígona, Arte

Resumo

Este artigo se propõe discutir o corpo estético-poético de duas poetas e artistas contemporâneas: Sara Uribe (México) e Luiza Romão (Brasil). Tanto na obra de Sara Uribe – Antígona González (2012) – quanto na obra de Luiza Romão – Sangria (2017), nosso objeto de reflexão se dá em torno das políticas de morte ou necropolíticas direcionadas a corpos que são negligenciados pelo poder público. Desse modo, pelo caminho da arte, pretendemos desarquivar memórias de corpos invisibilizados.

Biografia do Autor

  • Bruna Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus de Três Lagoas. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras pela UFMS, Campus de Três Lagoas, com pesquisa voltada à dramaturgia sul-mato-grossense. Atualmente, iniciou o doutoramento e desenvolve pesquisa na área de literatura, com ênfase na dramaturgia contemporânea na América Latina. Trabalha no Instituto Federal da Paraíba - IFPB -, Campus Patos, como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Português Instrumental.

  • Angela Maria Guida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAALC. Mestrado em Letras/ Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF], Doutora em Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]. Pós-Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG], com supervisão de Maria Esther Maciel na pesquisa “A Poética Animal na Literatura Brasileira Contemporânea.” Atua como docente permanente no programa de Pós-Graduação/Mestrado em Estudos de Linguagens e como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática [mestrado e doutorado] UFMS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LUMIAR. Interesse especial por pesquisas que privilegiem o diálogo entre os vários campos do conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Artigos