UM CORPO-PALHAÇA QUE LUTA
– ARTE, GÊNERO E PROTESTO
DOI:
https://doi.org/10.59306/rcc.v18e12023161-171Palavras-chave:
corpo, feminismo, protesto, fotografia, palhaçaResumo
Este trabalho tem como ancoragem teórica a Análise do Discurso Materialista e toma como operação a descrição-interpretação de duas fotografias produzidas durante a manifestação de rua denominada “Palhaceata Ele Não”, realizada no Rio de Janeiro (RJ), às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Estruturadas por diferentes materialidades significantes em composição (LAGAZZI, 2009, 2012, 2013), as fotografias têm em comum a formulação visual que destaca a imagem de corpos femininos segurando um cartaz com o enunciado “Lute como uma palhaça!”. A partir das fotografias, reconhecemos o atravessamento de discursos que remetem aos saberes dos movimentos sociais, dos estudos de gênero e das práticas artísticas, em particular, aquelas que se desenvolvem no território das artes cênicas e circenses. Na análise, questionamos como o nariz de palhaça, a palavra palhaça e, por fim, o corpo-palhaça, imbricados materialmente, podem ser significados de um ou outro modo e produzir efeitos de protesto.
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