DISCURSO E CORPO

O DISFARCE DO BULLYING EM CIRCULAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Thaís Silva Marinheiro de Paula Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo FFCLRP/USP
  • Soraya Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023345-354

Palavras-chave:

Bullying, Corpo, Discurso, Sujeito

Resumo

Nesse artigo, considerando o corpo uma materialidade linguística, lugar que se torna alvo do olhar classificador do sujeito-agressor de bullying, propomos analisar discursivamente como se dá a circulação do bullying na escola, na tentativa de compreender o que pode atravessar essa prática violenta. Para isso, o corpus de análise é constituído a partir de um questionário realizado com sujeitos-alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo e os pressupostos teóricos utilizados sustentam-se na Análise de Discurso pecheuxtiana. Em nossas análises, interpretamos que o bullying circula nas escolas e funciona pelo disfarce, pois sentidos de violência são naturalizados como democráticos e o olhar classificatório atribuído ao corpo do sujeito-vítima de bullying é constituído por uma língua de vento que sopra uma violência disfarçada de brincadeira.

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Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Artigos