DISCURSO E CORPO
O DISFARCE DO BULLYING EM CIRCULAÇÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023345-354Palavras-chave:
Bullying, Corpo, Discurso, SujeitoResumo
Nesse artigo, considerando o corpo uma materialidade linguística, lugar que se torna alvo do olhar classificador do sujeito-agressor de bullying, propomos analisar discursivamente como se dá a circulação do bullying na escola, na tentativa de compreender o que pode atravessar essa prática violenta. Para isso, o corpus de análise é constituído a partir de um questionário realizado com sujeitos-alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo e os pressupostos teóricos utilizados sustentam-se na Análise de Discurso pecheuxtiana. Em nossas análises, interpretamos que o bullying circula nas escolas e funciona pelo disfarce, pois sentidos de violência são naturalizados como democráticos e o olhar classificatório atribuído ao corpo do sujeito-vítima de bullying é constituído por uma língua de vento que sopra uma violência disfarçada de brincadeira.
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