AUTORRETRATOS

O CORPO COMO LUGAR DO VISÍVEL E DO INVISÍVEL

Autores

  • Fabiola Baquero universidade da Cantabria
  • Mariza Veira da Silva Docente aposentada. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e12023121-133

Palavras-chave:

corpo, identidade, superdotado, negro, discurso artístico

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o processo de individualização e de identificação  do sujeito urbano escolarizado superdotado no que diz respeito às artes. Tem como objetivo compreender como esse sujeito se individualiza, analisando produções de autorretrados de Pedro, um aluno superdotado da Cidade do Paranoá do Distrito Federal –DF. Trabalharemos com 3 pinturas, em que dadas determinadas condições de produção, pudemos observar uma repetição, que não significa o mesmo, e uma resistência movediça em que uma memória individual e coletiva se mostra no jogo da paráfrase e da polissemia. Ao construir e formular, artisticamente, um discurso identitário que é dele - e que também é de todos os Pedros: homens, jovens, negros, pobres, excluídos -, faz trabalhar um imaginário construído em uma formação social capitalista periférica, forjado em uma memória de um país colonizado, escravocrata, machista e, ao mesmo tempo, de luta e resistência.

Biografia do Autor

  • Fabiola Baquero, universidade da Cantabria

    Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Psicóloga - analista - da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como docente regime integral da Universidade Católica de Brasília, por 14 anos.

  • Mariza Veira da Silva, Docente aposentada. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas.

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutorado na École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon/França. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Criatividade da Universidade Estadual de Campinas. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2023-10-24