UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA/AUSÊNCIA DAS MULHERES

LEITURAS SOBRE PAPÉIS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v18e22023281-294

Palavras-chave:

História, Patriarcado, Mulheres, Sociedade

Resumo

O presente artigo constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu. O tema central perpassa pelas reflexões sobre a visibilidade/invisibilidade da mulher na sociedade fundamentada em preceitos patriarcais. O estudo teve uma abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica. Para tanto, este artigo tem como objetivo discorrer de forma breve sobre a atuação das mulheres na História, considerando a delimitação espaço temporal do interior do Brasil na primeira metade do século XX, e a importância da participação das mulheres nos espaços de poder e de decisões políticas institucionalizadas. Considera-se pertinente neste estudo evidenciar que apesar das análises serem voltadas para contexto histórico específico, as problemáticas e muitos desafios enfrentados pelas mulheres ainda são visíveis atualmente, perfazendo uma sistemática atemporal.

Biografia do Autor

  • Rosilene Alves da Silva Vitorini, UNIOESTE/UNILA

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pedagoga na Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Latino-Americana. 

  • Luciana Vedovato , UNIOESTE

    Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  

Downloads

Publicado

2024-03-12

Edição

Seção

Artigos