ALFRED HITCHCOCK E O TRABALHO DE ADAPTAÇÃO LITERÁRIA

TEMPO E ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO SUSPENSE EM OS PÁSSAROS

Autores

  • Alessandra Soares Brandão UFSC
  • Ramayana Lira de Sousa Unisul

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v17e22022139-148

Palavras-chave:

Adaptação, Alfred Hitchcock, Suspense

Resumo

Este artigo aborda a questão da intermidialidade através da relação entre
literatura e cinema, tomando como objeto de análise o filme Os Passáros (1963), do diretor
Alfred Hitchcock, adaptado do conto homônimo da escritora inglesa Daphne du Maurier.
Trata-se de uma análise do processo criativo do diretor no que diz respeito à adaptação, aos
modos como a construção de sua obra articula questões de autoria e a consolidação do
gênero cinematográfico suspense. No trabalho do diretor, que reinventa a narrativa literária
para produzir suspense na linguagem cinematográfica, o exercício da montagem funciona
para manipular tempo e espaço, conferindo ao filme ao mesmo tempo um gesto
convencionado pelo estilo autoral e pelo gênero cinematográfico no contexto específico do
modo de produção hollywoodiano clássico.

Biografia do Autor

  • Alessandra Soares Brandão, UFSC

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da
    UFSC.

  • Ramayana Lira de Sousa, Unisul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL. E-mail:
    [email protected]

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos