RODOVIA TRANSAMAZÔNICA

PROJETOS COLONIAIS E RETRATOS DO OUTRO NAS REPORTAGENS E FOTOGRAFIAS DE ELAINE BORGES

Autores

  • Isadora Muniz Vieira Unisul
  • Ana Carolina Cernicchiaro Unisul

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v17e1202235-44

Palavras-chave:

Modernidade, Decolonialidade, Transamazônica, Fotografia

Resumo

A partir das reflexões de teóricos como Jean-Luc Nancy, Jaques Derrida, Walter
Mignolo, Enrique Dussel, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman, o presente texto
analisa imagens da jornalista Elaine Borges veiculadas na imprensa regional de Santa
Catarina, num contexto em que a ditadura militar investia em obras de infraestrutura na
região amazônica. Com auxílio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
(INCRA), o governo militar realizou um processo de colonização das margens da rodovia
Transamazônica, então em construção. Muitos colonos partiram do interior de Santa
Catarina em 1972 rumo à cidade de Altamira, no Pará, onde Borges elaborou uma série de
matérias sobre esse projeto de modernidade/colonialidade governamental.

Biografia do Autor

  • Isadora Muniz Vieira, Unisul

    Professora Colaboradora da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Mestra em História pela
    Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Discente do curso de doutorado no Programa de PósGraduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL-UNISUL). Email: [email protected]

  • Ana Carolina Cernicchiaro, Unisul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa
    Catarina. E-mail: [email protected]

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos