MULAN: POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO INFANTOJUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v16e22021185-202

Palavras-chave:

Pedagogia do imaginário, Arquétipos, Imaginário Infantojuvenil

Resumo

As animações cinematográficas, para além do entretenimento, fazem parte de um
universo cultural de formação dos sujeitos, permeando o imaginário de representações
humanas nas relações sociais. Compostas por músicas marcantes e personagens
emblemáticos, as animações da Disney podem se tornar caminhos para uma pedagogia do
imaginário, visto que essa tecnologia do imaginário põe em evidência temas sociais caros à
formação de jovens e crianças. Nesse sentido, analisando as tecnologias do imaginário e os
arquétipos femininos que moldam a personagem Mulan, no filme homônimo (MULAN,
1998), buscou-se averiguar temas inspiradores para a pedagogia do imaginário
infantojuvenil. Nesse intuito, por meio de um estudo bibliográfico de análise arquetípica, à
luz da modalidade imaginário educacional, percebe-se que o papel feminino é atuante em
todo o filme. Isso porque as atitudes de Mulan surpreendem e contrariam um conjunto de
crenças marcadas pela tradição de uma sociedade patriarcal.

Biografia do Autor

Ana Angélica da Silva Andrade Dias, Universidade de Pernambuco

Graduação em Pedagogia. Foi pesquiadora de Iniciação Científica - PIBIC, pelo CNPq.

Layara Karuenny Oliveira Silva Lima, Secretaria Municipal de Educação de Afrânio.

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Especialização em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Produção de Mídias para Educação On-line. Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e Coordenadora Setorial da Secretaria Municipal de Educação de Afrânio.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB).Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI, da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais.

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Publicado

2022-03-16

Edição

Seção

Artigos