A fotografia como uma mídia alegórica no contexto das artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v3e2200825-28Palavras-chave:
Arte contemporânea, Fotografia, Alegoria, BenjaminResumo
Este artigo pretende refletir sobre a possibilidade da fotografia funcionar como uma mídia alegórica no contexto contemporâneo das artes visuais. Inicialmente, discute-se a importância do conceito do fragmento romântico na formulação da teoria de alegoria de Walter Benjamin. Em seguida, consideram-se os debates recentes sobre alegoria, que têm como base a teoria de alegoria de Walter Benjamin, examinando-se a produção de alguns artistas visuais que utilizam a fotografia. Examina-se a relação do conceito de site e non-site formulada por Robert Smithson, e vinculada a estes conceitos. Conclui-se que é possível conceber a fotografia de registro de ações e intervenções artísticas efêmeras como uma mídia alegórica. São abordados trabalhos de Robert Smithson, Richard Long, Hamish Fulton e asikainen&macedo.Downloads
Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.