Crítica e autorismo: uma análise do fazer cinema em Glauber e Godard

Autores

  • Gabriel Malinowskimailto
  • Wilson Oliveira Filho

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v3e1200830-34

Palavras-chave:

Crítica, Cinema, Autor, Glauber e Godard

Resumo

Este artigo tenta verificar os contextos e as bases que possibilitaram o aparecimento de um novo tipo de cinema, mais precisamente a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo no Brasil. Como meio desta transformação a questão da crítica cinematográfica aparece como peça fundamental, seja pelo debate crítico que se gerou, seja pela sua própria natureza crítica. Então, a partir do final dos anos cinqüenta, novas concepções cinematográficas serão apresentadas, devido a um contexto de efervescência cultural, seja no Brasil, seja na França. Tal momento virá de encontro às aspirações dos principais cineastas que desses movimentos participaram, Jean-Luc Godard e Glauber Rocha. As conjecturas que os envolviam, como a questão do autor, serão investigadas juntamente com a vertente crítica, como meio de identificação e conformação de suas cinematografias.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos