Abaixo o dedo de deus e os números redondos: performance surrealista e escritura do presente

Autores

  • Rita Lenira de Freitas Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v3e120085-9

Palavras-chave:

Poéticas do presente, Vila-Matas, Artaud, Surrealismo, Vanguardas

Resumo

O francês Antonin Artaud, poeta, ator, roteirista e diretor de teatro, segundo o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, completaria 99 anos em 4 de dezembro de 1995, sendo o primeiro "resgatado", em artigo, na coluna dominical do Diário 16, de Madri. Compõe, com outros 51 textos-nomes, num pretenso avesso das homenagens, um mosaico de referências que é posteriormente transformado em livro: Para acabar con los números redondos, 1997. Na proposta jornalística inicial, de subverter datas e cânones, o que se destaca em Vila-Matas é o gesto performático e anacrônico de evocar uma potência política a partir de suporte alternativo e de cruzamentos an-estéticos com o surrealismo, permitindo ler a poética do presente em suas múltiplas relações disjuntivas.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos