MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ARTE: RELATOS E OBRAS DO ARTISTA PEDRO CORRÊA, DE TUBARÃO, SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v16e12021101-109

Palavras-chave:

Arte, Imaginário, Memória, Imaginação, Pedro Corrêa

Resumo

A presente pesquisa busca apresentar a história de Pedro Antônio Corrêa, artista tubaronense cujas obras retratam espaços próprios do município de Tubarão e demais cidades a ele contíguas, registrando sua maneira de observar estes locais coletivamente compartilhados. Apresentamos, também, as relações entre Arte e Imaginário e propomos identificar as recorrências de imagens nas produções do mencionado artista e o processo por meio do qual elas foram concebidas, estabelecendo uma relação com o regime de imagem que mobiliza a produção de um artista sobre o seu local. Verificamos que as imagens produzidas por Pedro Corrêa suscitam a atmosfera de recolhimento, inversão e tranquilidade, atmosfera própria das imagens relacionadas ao Regime Noturno na teoria do Imaginário (DURAND, 2002). Refletimos, ainda, sobre o fato que as mencionadas obras tiveram como origem a memória e a imaginação doreferido artista, dispositivos do Imaginário que modulam as nossas representações e permitem uma discussão sobre Imaginário e Arte.

Biografia do Autor

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Doutora em Comunicação Social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.
  • Luiza Liene Bressan, Centro Universitário Barriga Verde
    Doutora em Ciências da Linguagem. Docente do Centro Universitário Barriga Verde. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano, Unisul.
  • Ana Caroline Voltolini Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Mestre e doutoranda em Ciências da Linguagem pelas Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Edição

Seção

Artigos