O uso da meditação pelos naturólogos

um estudo de abrangência nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/cntc.v10e1820219-16

Palavras-chave:

Naturologia, Naturopatia, Meditação, Práticas Integrativas e Complementares.

Resumo

Introdução: a meditação é uma Prática Integrativa Complementar que vem sendo reconhecida como ferramenta útil no tratamento de doenças orgânicas e psíquicas, promove mudanças benéficas no humor e no desempenho da cognição e desenvolve autoconhecimento, na Naturologia, profissão da área da saúde, os naturólogos são introduzidos brevemente neste universo das técnicas de meditação. Objetivo: este artigo objetivou verificar a utilização da meditação pelos naturólogos como recurso terapêutico de uso pessoal e uso clínico. Materiais e métodos: trata-se de um estudo observacional descritivo de delineamento transversal, natureza quantitativa e de abrangência Nacional. A amostra foi composta por 129 naturólogos formados pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Anhembi Morumbi que atuam ou não no âmbito clínico. Os dados foram coletados na plataforma Google Forms no segundo semestre de 2021. Foi analisado o uso da meditação no âmbito pessoal, nos atendimentos individuais e nos atendimentos em grupo, as práticas meditativas mais utilizadas, a frequência com que estes profissionais utilizam estas práticas, o local onde adquiriu o conhecimento das técnicas e a carga horária acerca dos cursos de meditação realizados. Resultados: constatou-se que 51,1% dos naturólogos fazem uso quase sempre/sempre de práticas meditativas no campo pessoal como recurso terapêutico na autopromoção da saúde. Já no campo clínico, 29,5% dos naturólogos fazem uso quase sempre/sempre da meditação nos atendimentos individuais e 37,2% nos atendimentos em grupo. Considerações finais: a prática da respiração foi a técnica de meditação mais utilizada tanto no âmbito pessoal, quanto clínico e nos atendimentos individuais e em grupo.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Assis Moura, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Bacharel em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Carolina Bithencourt Rubin, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Doutora e mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL, especialista em gestão estratégica de pessoas pelo SENAC (2008) e Graduada em comunicação social com bacharelado em Relações Públicas pela UNIVALI.

  • Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Graduado em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Formação em Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela Universidade do Vale do ItajaÍ (UNIVALI). Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2022-11-12

Edição

Seção

Artigos originais