Acupuntura no tratamento do câncer em indivíduos adultos: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • José Henrique da Silva Cunha Terapeuta Ocupacional. Acupunturista. Especialista em Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Mestrando em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo Terapeuta Ocupacional. Especialista em Administração Hospitalar. Especialista em Acupuntura. Especialista em Informação em Saúde. Mestre em Ciências Médicas em Saúde Mental. Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades em Enfermagem. Pós Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Sociedade. Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Diane Coelho Pereira Terapeuta Ocupacional. Acupunturista. Especialista em Saúde da Criança/Adolescente na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v4e7201537-47

Palabras clave:

Acupuntura, Neoplasias, Terapias Complementares.

Resumen

O câncer é uma doença crônica que pode desencadear reações devastadoras na vida de quem adoece, tanto nos âmbitos orgânicos, como nos psíquicos/emocionais e sociais. A acupuntura, uma moda¬lidade terapêutica milenar, tem sido utilizada como coadjuvante no tratamento das repercussões da doença e/ou do tratamento. O objeti¬vo desse estudo foi conhecer e analisar a produção científica sobre a contribuição da acupuntura no tratamento do câncer em indivíduos adultos, nos últimos cinco anos (2011-2016). Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir das bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde; da Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e da Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), utilizando-se os unitermos: acupuntura e neoplasias. Foram encon¬trados 19 artigos sobre o tema estudado. Os resultados demonstra¬ram que a acupuntura está sendo utilizada para o tratamento da dor, anorexia e caquexia, xerostomia, fadiga, náusea e vômito, estresse e ansiedade, linfedema de membro superior, ondas de calor, distúrbio do sono e neuropatia periférica, demonstrando resultados positivos. Conclui-se que a acupuntura parece ser uma terapêutica complemen¬tar promissora no tratamento do câncer e em suas repercussões. Ou¬tros estudos devem ser realizados a fim de buscar evidências científi¬cas relevantes e atualizadas nesta área. 

Publicado

2017-10-19

Número

Sección

Artigos de revisão