Conhecimento dos acadêmicos dos cursos da Saúde acerca das práticas integrativas e complementares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v9e16202019-25

Palavras-chave:

terapias complementares, assistência integral à saúde, humanização da assistência, educação superior, estudantes.

Resumo

Objetivo: conhecer o que os acadêmicos dos cursos da área da saúde entendem por práticas integrativas e complementares. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo, desenvolvida com 31 acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde de uma instituição privada de ensino superior, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: da análise dos dados foi possível a construção de quatro categorias, quais sejam: Práticas integrativas e complementares: complemento do conhecimento e da graduação; Práticas integrativas e complementares: atividade Interdisciplinar, multidisciplinar e cuidado multiprofissional; Práticas integrativas e complementares com foco no cuidado integral; Compreensão das práticas integrativas e complementares como processo preventivo de doenças e agravos. Considerações finais: a pesquisa apresentou diferentes tipos de percepções sobre as práticas integrativas e complementares, evidenciando a necessidade da inserção dessas terapias no processo de ensino dos cursos da saúde, tanto na teoria como na prática.  

Biografia do Autor

  • Patrine Paz Soares, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde/Saúde da Família - UFSM
  • Mateus Célio da Silva, Universidade Franciscana - UFN
    Acadêmico do curso de medicina da Universidade Franciscana - UFN
  • Carolina Calvo Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde/Saúde da Família - UFSM
  • Adriana Dall'Asta Pereira, Universidade Franciscana - UFN
    Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Universidade Francisca - UFN. 
  • Silomar Ilha, Universidade Franciscana - UFN
    Enfermeiro. Mestre e Doutor em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Docente da Universidade Franciscana - UFN.
  • Rosiane Filipin Rangel, Universidade Franciscana - UFN
    Enfermeira. Mestre e doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Docente da Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos originais