Educação a distância em Terapia Floral

Autores

  • Léia Fortes Salles USP
  • Ruth Natalia Teresa Turruni Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v7e13201819-27

Palavras-chave:

Ensino. Educação a distância. Inovação. Terapia Flora. Terapias Complementares.

Resumo

Introdução: O crescimento de práticas educacionais online, como a Educação a distância, no mundo e no Brasil é um fato constatado. Cada vez mais instituições de ensino com diferentes objetivos e níveis educacionais oferecem cursos e disciplinas que empregam novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Terapia floral é uma das Práticas Integrativas e Complementares da Saúde e utiliza as essências das flores para cuidar de aspectos mentais, emocionais e comportamentais das pessoas. Pode ser usada no nosso cotidiano, de forma preventiva ou restaurativa, promovendo melhora na qualidade de vida. Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal analisar a satisfação dos inscritos no curso de Terapia Floral, na modalidade EaD. Método: Estudo observacional e descritivo, longitudinal com abordagem quantitativa e qualitativa. As ferramentas para a coleta de dados foram questionários respondidos online pelos voluntários antes e após os cursos. Resultados: As expectativas foram alcançadas para 93,3% dos participantes, que consideraram a plataforma de fácil manejo e material didático pedagógico adequado. A maioria considerou que a linguagem, o conteúdo e a metodologia utilizada favoreceram a aprendizagem. Considerações finais: O curso EaD introdutório em Terapia floral trouxe satisfação e conhecimento sobre o assunto aos participantes. Cumpriu seu objetivo no ensino e promoveu a inclusão, ao permitir a participação de indivíduos que teriam poucas chances de frequenta-lo devido a problemas principalmente de tempo e distância.

Biografia do Autor

  • Léia Fortes Salles, USP
    Enfermeira especialista em Iridologia e Irisdiagnose e em Terapia Floral. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação Profissional (2004) pela Escola de Enfermagem da USP
  • Ruth Natalia Teresa Turruni, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
    Livre Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Artigos originais