Práticas integrativas e complementares: a contribuição donaturólogo como integrante de equipes de saúde no SUS

Autores

  • Rita Iolanda Ferreira Mesquita Gohara
  • Caio Fábio Schlechta Portella

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e11201711-19

Palavras-chave:

Práticas Integrativas e Complementares, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, Naturologia. Equipe multiprofissional, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução: Por conta da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, instituída em 2006, ocorre uma busca crescen¬te por profissionais capacitados para a atuação com as Práticas Integrati¬vas e Complementares (PIC). O naturólogo é um profissional de saúde for¬mado a partir de uma articulação do conhecimento transdisciplinar que nasce do diálogo entre conhecimentos tradicionais e a biomedicina. Obje-tivo: Levantar discussões e reflexões sobre a atuação do naturólogo no contexto de equipe multiprofissional com as PIC, em equipes de saúde no SUS. Material e método: O estudo foi de caráter qualitativo e exploratório, realizado por meio de pesquisa de campo; os dados foram coletados atra-vés de questionário semiestruturado com doze profissionais não naturó-logos, dois gestores e seis naturólogos, em um programa vinculado ao SUS de Atenção à Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo. Os dados fo¬ram tratados por meio de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Com base nas respostas, foram encontradas quatro categorias temáticas: (1) Opinião dos profissionais da equipe sobre as PIC, (2) Naturologia na opinião dos profissionais da equipe multiprofissional. (3) Contribuição do naturólogo junto à equipe multiprofissional no SUS e (4) Integração das ações entre os profissionais da equipe multiprofissional. Considerações finais: Os dados obtidos demonstraram boa aceitação do naturólogo em sua atuação profissional junto às equipes de saúde estudas. O que possibilita pensar na Naturologia como uma profissão que contribui na promoção de integralidade e na atuação das Práticas Integrativas e Comple¬mentares no contexto de equipes de saúde multiprofissional, no SUS.

Biografia do Autor

Rita Iolanda Ferreira Mesquita Gohara

Naturóloga graduada pela Universidade Anhembi Morumbi

Caio Fábio Schlechta Portella

Naturólogo com formação específca em Fitoterapia pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenador e Docente do Curso de Naturologia da Universidade AnhembiMorumbi, Editor Associado da revista Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares - CNTC. Sócio Fundador e Diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia - SBNAT. Sócio Fundador da APANAT - Associação Paulista de Naturologia. Docente da Pós Graduação em Dor e Pós Graduação em Ortopedia Multiprofssional do Instituto Israelita Albert Einstein.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais