Proximidades e distanciamentos entre as formações de Naturologia no Brasil e Naturopatia nos Estados Unidos da América e Canadá

Autores

  • Carina Cerrati
  • Fernando Hellmann UFSC
  • Madel Luz

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e10201723-38

Palavras-chave:

Naturologia. Naturopatia. Ensino.

Resumo

Objetivou-se conhecer as proximidades e os distanciamentos entre as formações de Naturologia no Brasil e de Naturopatia no Canadá e Estados Unidos da América a partir de suas grades curriculares. Trata-se de um estudo qualitativo, classificando-se em descritivo segundo seus objetivos, e documental segundo seus meios. Foram comparadas grades curriculares das instituições de ensino que oferecem as formações em nível de graduação em Naturologia e Naturopatia. Analisaram-se documentos provenientes de seis instituições, sendo duas brasileiras, duas Estadunidenses e duas Canadenses, por meio de Análise de Conteúdo Temático, a partir de quatro categorias dadas a priori: (1) Doutrina Médica; (2) Morfologia e Dinâmica Vital; (3) Sistema Diagnóstico e (4) Sistema Terapêutico. Como resultados entende-se que a Naturologia, no Brasil, e a Naturopatia, no Canadá e Estados Unidos, se aproximam enquanto Doutrina Médica. Todavia, essas  distanciam-se quanto aos conteúdos referentes às categorias Morfologia e Dinâmica Vital, Sistema Diagnóstico e Sistema Terapêutico. Fatores culturais e aspectos legais nos diferentes países contribuem para o distanciamento. Por conseguinte, pode-se inferir que ambas possuem a mesma raiz visto que se aproximam enquanto filosofia e concepções de saúde, porém distanciam-se enquanto alcance de atuação e práticas de intervenção.

Biografia do Autor

  • Carina Cerrati


    Naturóloga. Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS

  • Fernando Hellmann, UFSC
    Naturólogo formado pela UNISUL, especialista em Fitoterapia pela Unibem. Mestre em Saúde Pública; Bioética pela UFSC. Doutor em Saúde Coletiva pela UFSC. Professor do Departamento de Saúde Pública da universidade Federal de Santa catarina.
  • Madel Luz
    Possui graduação em Filosofa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Sociologia -Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é colaboradora da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF. É lider do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas, atualmente sediado no Instituto de Saúde da Comunidade, UFF.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais