Proximidades e distanciamentos entre as formações de Naturologia no Brasil e Naturopatia nos Estados Unidos da América e Canadá
DOI:
https://doi.org/10.19177/cntc.v6e10201723-38Palavras-chave:
Naturologia. Naturopatia. Ensino.Resumo
Objetivou-se conhecer as proximidades e os distanciamentos entre as formações de Naturologia no Brasil e de Naturopatia no Canadá e Estados Unidos da América a partir de suas grades curriculares. Trata-se de um estudo qualitativo, classificando-se em descritivo segundo seus objetivos, e documental segundo seus meios. Foram comparadas grades curriculares das instituições de ensino que oferecem as formações em nível de graduação em Naturologia e Naturopatia. Analisaram-se documentos provenientes de seis instituições, sendo duas brasileiras, duas Estadunidenses e duas Canadenses, por meio de Análise de Conteúdo Temático, a partir de quatro categorias dadas a priori: (1) Doutrina Médica; (2) Morfologia e Dinâmica Vital; (3) Sistema Diagnóstico e (4) Sistema Terapêutico. Como resultados entende-se que a Naturologia, no Brasil, e a Naturopatia, no Canadá e Estados Unidos, se aproximam enquanto Doutrina Médica. Todavia, essas distanciam-se quanto aos conteúdos referentes às categorias Morfologia e Dinâmica Vital, Sistema Diagnóstico e Sistema Terapêutico. Fatores culturais e aspectos legais nos diferentes países contribuem para o distanciamento. Por conseguinte, pode-se inferir que ambas possuem a mesma raiz visto que se aproximam enquanto filosofia e concepções de saúde, porém distanciam-se enquanto alcance de atuação e práticas de intervenção.Downloads
Publicado
2017-10-19
Edição
Seção
Artigos originais
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